O Curso Superior de Bacharelado em Terapia Ocupacional, oferecido pela Faculdade Alpha, na modalidade presencial, tem como principal objetivo a formação de profissionais capazes de atuar com competência, eficácia e resolutividade no Sistema Único de Saúde (SUS), levando em conta o contexto da Reforma Sanitária
Brasileira. Além disso, sua atuação deve se estender ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e outras políticas públicas, como as áreas de cultura, educação e direitos humanos.
O egresso desse curso deve conter um profundo conhecimento sobre a atividade humana, compreendendo o indivíduo sob a ótica de ser social, histórico e cultural. A formação dos terapeutas ocupacionais em Recife, oferecida pela Faculdade Alpha, tem como objetivo capacitar os alunos a atuarem de maneira autônoma e independente. Eles estarão preparados para criar e disseminar novos saberes, tecnologias, serviços e produtos, além de aprenderem diversas formas de intervenção profissional.
A formação também foca no desenvolvimento de habilidades para o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, bem como na valorização da preservação ambiental, tanto natural quanto construída, com ênfase em sustentabilidade e qualidade de vida. Além disso, busca fomentar a capacidade de gerenciar ou se integrar a processos participativos em organizações públicas ou privadas, sempre pautando-se pela ética, solidariedade e pelo compromisso com a cidadania. A formação visa ainda promover a maturidade, sensibilidade e equilíbrio no exercício da profissão.
Seguindo o disposto pela Resolução do CNE/CES nº 6/2002, o Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade Alpha tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
Atenção à saúde: aptidão a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, de forma integrada e contínua as demais instâncias do serviço de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.
Tomada de decisões: capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de equipamentos, de
procedimentos e práticas. Competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
Comunicação: manutenção da confidencialidade das informações confiadas, interação com outros profissionais e o com o público em geral. Envolve a comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e de tecnologias de comunicação e informação necessárias para atuação.
Liderança: aptidão para assumir posições de liderança, tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
Administração e gerenciamento: iniciativa, gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, quanto dos recursos físicos e materiais e da informação. Aptidão ao empreendedorismo, gestão, empregabilidade ou liderança na equipe.
Educação permanente: capacidade de aprender continuamente, tanto na formação, quanto na prática profissional. Aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais do serviço, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e cooperação através das redes.
O profissional formado em Terapia Ocupacional poderá exercer suas atividades em setores públicos e privados da saúde, educação e assistência social, incluindo:
● Equipes multiprofissionais na Atenção Primária em Saúde – eMulti;
● Centros Especializados em Reabilitação – CER;
● Centros de Atenção Psicossocial – CAPS;
● Centros de acolhimento e instituições de longa permanência;
● Hospitais gerais e especializados;
● Instituições de ensino (escolas, centros profissionalizantes, universidades);
● Centro de Referência de Assistência Social – CRAS;
● Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS;
● Secretarias de saúde, educação e assistência social;
● Organizações não governamentais – ONGs;
● Empresas privadas e indústrias.
Central de Atendimento
81 3071-7249 / 81 9560-4266Onde Estamos
R. Gervásio Pires, 826 - Santo Amaro, Recife - PEDesenvolvido por Mikhael tellys e Gabriel Mendes © 2023