Image module

O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura da Faculdade ALPHA, propõe-se à formação integrada de profissionais da educação, tendo na docência, o eixo norteador do trabalho pedagógico e, na coordenação dos processos educativos em diferentes espaços escolares e não-escolares.

O tempo mínimo para integralização do Curso de Pedagogia – Licenciatura da Faculdade ALPHA é de 04 quatro anos (08 semestres), e o máximo de 06 anos (12 semestres).

Formar o Pedagogo, com postura ética, com vistas à apropriação de competências e conhecimentos para o exercício da docência e de práticas educativas visando a qualidade do ensino. Apto a uma atuação multidisciplinar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I; nos cursos de ensino médio, na modalidade normal, e em cursos de Educação Profissional, em ambientes não escolares, bem como ao desenvolvimento de atitudes de reflexão e análise sobre o fazer pedagógico nos diversas ambientes e concepções de educação.

A estrutura curricular do Curso é resultante, fundamentalmente, da reflexão sobre sua missão, concepção, objetivo e perfil do egresso. No sentido de garantir um currículo que assegure a qualidade da prática docente, com base na Resolução CNE/ CP nº 01 de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, bem como, define os princípios e condições de ensino e de aprendizagem dentre outros procedimentos correlacionados à docência. Assim como, considera e atende aos requisitos da Resolução Nº 2, de 20 de Dezembro de 2019, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada.

Acesse a matriz curricular

O pedagogo será preparado, para o exercício da Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional e ainda nas áreas de serviços de apoio escolar, bem como atuar em outras áreas que necessitem de conhecimentos pedagógicos. Desenvolverá atividades de: gestão, planejamento execução, coordenação e acompanhamento e avaliação de Projetos Educacionais diversos.

O Pedagogo é um profissional capaz de desempenhar funções de docência, administração, gerência, supervisão, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes, escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos e quaisquer outras instituições ou situações onde se realizem atividades de ensino-aprendizagem.